-
Arquitetos: Stephane Paumier Architects
- Área: 41900 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Amit Pasricha
-
Fabricantes: Hormann, Indo Solutions, Lighting technologies, Mitsubishi, Pioneer Bricks, Schuco
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Shiv Nadar Faridabad (SNSF) é a terceira escola do grupo a ser inaugurada após Gurgaon e Noida. A SNSF é o maior campus entre os três, construído em 5,2 hectares com 2 campos de futebol, uma pista de corrida de 400 m e um campo de críquete. Está localizada atrás de um cinturão verde público de 30 a 50 m de largura. Como um enredo linear de 600 metros de comprimento, separado por uma estrada central, o lado sul é dedicado a pavilhões pré-primários de pequena escala ao redor de um pátio que se estende até o prédio da escola primária, fundamental e colegial como um prédio linear em forma de L com qualidades porosas no lado norte. A orientação do prédio é como o complexo de Hauz Khas que enfrenta os ventos dominantes do norte e oeste de outubro a junho para ventilação cruzada ideal do cinturão verde e dos campos
O projeto é baseado em módulos de 15m de comprimento, criando um padrão de xadrez de construído/vazio de 2 andares de altura que pode abrigar 4 salas de aula, ou 2 de artes, atividades ou laboratórios como módulos completos, caso contrário, uma varanda de pé direito duplo ou um jardim no terraço quando um vazio. O projeto é como um navio longo com aberturas monumentais nos campos esportivos, tendo uma circulação de 6m de largura com recortes horizontais e claraboias para criar vistas diagonais e fornecer luz e ventilação no coração de um edifício profundo.
O primeiro andar, como um grande pedestal, oferece playground coberto de altura dupla e varandas. O salão polivalente, utilizado para atividades esportivas, bem como o auditório com capacidade para 1000 lugares, está em um pavimento semienterrado, com uma piscina coberta. As salas de atividades como teatro, pintura, artes e artesanato e música se beneficiam do acesso direto aos jardins do terraço, já que essas atividades podem se espalhar ao ar livre. A relação interior-exterior é tornada mais intricada e tridimensional do que apenas a dialética da sala de aula do térreo-campos.
O projeto SNS repensa a tipologia horizontal das escolas como edifícios de pátios ou como edifícios lineares de corredores duplamente carregados e escuros, para oferecer um edifício linear ainda poroso. Tem todas as facilidades em um padrão modular sistêmico e flexível. Esse conceito foi possível usando lajes duplas pré-tensionadas de 15 m de comprimento, 2,4 m de largura e 2 pés de profundidade, fundidas no local e levantadas com um guindaste móvel de serviço pesado. O uso da tecnologia pré-fabricada de longo vão foi inovador para desafiar a tipologia da sala de aula de 55 metros quadrados como a grade estrutural. Também está abordando o desenvolvimento recente de edifícios escolares que são mais densos e mais altos do que antes.
A estrutura monocromática é totalmente exposta ao RCC cinza, e tijolos de argila ou concreto são equilibrados pelas cores de elementos industriais secundários, como portas metálicas, azulejos cerâmicos e sinalização.